Perigo: aquecimento pode tornar o planeta mais doente...
Estudo feito por pesquisadores do Centro Nacional de Análise e Síntese Ecológica dos Estados Unidos mostrou que o aumento da temperatura da Terra tem feito a festa de vírus, fungos, bactérias, parasitas em geral, bem como mosquitos e roedores. Isso acontece porque todos esses agentes causadores de doenças se desenvolvem mais rápido e vivem melhor em ambientes mais quentes.
Você já percebeu como os invernos estão cada vez menos rigorosos, e os verões cada vez mais quentes e longos? Pois é, isso não é nada bom, principalmente para os oceanos, que abrigam espécies muito delicadas: os corais, por exemplo, são supersensíveis a fungos e bactérias...
E você pensa que, por enquanto, está tudo bem? Que nada: os cientistas contaram o caso dos coloridos pássaros akepas, que vivem a mais de 700 metros de altitude em penhascos do Hawai. Com o aquecimento global, os mosquitos puderam subir até o topo das montanhas (que já não estão mais tão "fresquinhas" assim) e levar com eles a malária avícola, que vem matando muitos desses belos pássaros...
Nem as pessoas estão livres das doenças causadas pelo aumento da temperatura: segundo os cientistas, a principal é a Febre do Vale Rift, uma doença transmitida também por mosquitos e que ocorre em áreas da África atingidas por fortes enchentes.
Os fenômenos naturais que sacodem o planeta fazem parte de Terra Agitada. Aqui você vai conhecer um pouco sobre a fúrias das águas: as enchentes. Segure firme! Em breve, você será apresentado aos tufões, furacões, vulcões e outros vilões espetaculares da natureza.
PARA NÃO ALAGAR, TEM JEITO?
Tem jeito, sim! Para evitar que as enchentes continuem causando mais prejuízos, é preciso tomar algumas atitudes. Uma delas é parar de jogar lixo no chão. Antes de jogar um papel na rua, lembre-se de que assim você está ajudando a entupir os bueiros e a causar enchentes. É muito importante não construir casas nem desmatar áreas próximas às margens dos rios. O desmatamento também causa um efeito muito prejudicial chamado assoreamento, que é quando a terra das margens fica sem raízes que a segurem e é arrastada para o rio durante a chuvarada.
A poluição da água também contribui para esse processo, já que um monte de lixo vai parar nos rios todos os dias. Com um montão de terra e lixo no fundo, o rio fica mais raso, e aí, já viu... segura que lá vem a enchente...
Nas grandes cidades, algumas obras podem prevenir que as enchentes passem dos limites e infernizem a vida da população, como:
- barragens (seguram as águas quando elas subirem)
- piscinões (reservatórios que armazenam o excesso de água)
- canalização de córregos (impede que o lixo seja jogado nos córregos)
- desassoreamento dos rios (aumenta a profundidade do rio, retirando terra de seu leito)
BRASIL: ANO 2000 DEBAIXO D'ÁGUA
O ano 2000 começou com um dilúvio em algumas partes do Brasil. Nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo as chuvas deixaram as ruas parecendo rios e alagaram as casas. Choveu tanto que muitas pessoas ficaram desabrigadas, sem ter onde morar e mais de 40 pessoas morreram por causa das enchentes. Nos quatro primeiros dias do ano choveu mais do que normalmente chove durante todo o mês de janeiro.
A chuva também estragou as estradas que ligam os três estados. Alguns rios transbordaram e alagaram as pistas. Em alguns lugares aconteceram desmoronamentos que bloquearam as rodovias. Teve gente que levou quase 20 horas para ir do Rio de Janeiro a São Paulo! A viagem normalmente demora apenas cinco horas, mas com as chuvas aconteceram alagamentos e desmoronamentos perto de Resende, no Rio de Janeiro, onde passa a rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio a São Paulo.
O sul do estado de Minas Gerais foi a parte mais castigada pelas tempestades. Nas cidades de Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Careaçu muita gente perdeu tudo que tinha dentro de suas casas, que foram invadidas pela água.No Estado de São Paulo, Campos do Jordão foi a cidade que mais sofreu.
O governo prometeu ajudar as vítimas, dando dinheiro e levando as pessoas para abrigos. Mas com as chuvas muita gente perdeu coisas impossíveis de recuperar. O ideal é tomar providências para que tempestades como essas causem estragos tão grandes.
POLUIÇÃO: O HOMEM É O GRANDE VILÃO
Veja só que coisa triste: o homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Nenhum outro habitante do planeta polui o ar, contamina a água, devasta florestas...
As cidades são os centros de trabalho e moradia da maioria das pessoas do mundo. Algumas chegam a ter milhões de habitantes! Para abastecer e abrigar esse mundão de gente, consumimos energia, exploramos muitos recursos naturais e produzimos um montão de lixo.
É aí que mora o problema. A ação do homem é perigosa pois é feita em grandes proporções. A fumaça das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu de gases tóxicos. Os esgotos não-tratados e o lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas contaminam a água e o solo.
CARANGOS POLUENTES
Andar nas ruas de uma cidade grande pode não ser um passeio muito gostoso. Muitas vezes nos sentimos em uma cortina de fumaça e fedor, barulho e confusão. Fica difícil respirar e ficamos sem fôlego. Parece até que estamos em um filme de ficção científica daqueles em que o futuro é aterrorizante.
Mas a poluição é real e não estamos no futuro _ o presente é que está se tornando... sufocante! Sem perceber, você já deve ter sentido a poluição do ar. É aquela fumaça malcheirosa e escura que faz o céu mudar de cor e a gente ter dificuldade para respirar. Os carros são a principal fonte de contaminação do ar: os gases que saem dos escapamentos são responsáveis por 40% da poluição nas grandes cidades!
Isso para não falar dos gases das indústrias, do efeito estufa e do buraco na camada de ozônio...
ISSO NÃO ESTÁ ME CHEIRANDO BEM
Imagine uma bolinha de neve no topo de uma montanha que começa a rolar morro abaixo. Quando ela chegar lá embaixo, terá virado um imenso bolão, não é? Isso é o que acontece com o lixo.
Cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas!!! Só na cidade de São Paulo, uma das maiores do mundo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.
Para resolver esse problemão, a reciclagem é uma grande idéia! Mas antes, você vai saber tudinho sobre o lixo. Você sabia que ele leva uma eternidade para se decompor?
natureza é mesmo perfeita: toda a matéria orgânica (viva) criada por ela se decompõe rapidinho no meio ambiente, e ainda serve para gerar mais energia! No ciclo da vida, os animais e plantas que morrem tornam a terra mais fértil para alimentar novos seres que virão.
Mas o homem é diferente, né? Porque é o único ser vivo que produz coisas artificiais, e que podem levar uma eternidade para se decompor! Coisinhas como vidro, plástico, isopor, latinhas de refrigerante...
Depois que eles não têm mais uso, ganham outro nome: lixo! O homem é o bicho mais sujinho que existe!
Dê uma espiadinha no tempão que o lixo pode ficar por aí, emporcalhando o nosso planeta:
- O papel e o papelão podem levar de 3 a 6 meses para serem absorvidos.
- Um simples chicletinho pode levar 5 anos!
- Aquelas latinhas de refrigerante levam uma vida: de 80 a 100 anos!
- O plástico pode levar até 500 anos. Mas alguns, simplesmente, não se decompõem.
- E agora o vilão: o vidro fica um milhão de anos perturbando a natureza, dá para acreditar? A gente nasce, morre e o vidro ainda está lá, firme e forte!
A RECICLAGEM COMEÇA EM CASA!
Sua mãe costuma jogar restos de comida e latinhas de refrigerante no mesmo lixo? Pois dê uma bronca nela! Isso porque o processo de reciclagem começa em casa, separando o lixo doméstico dos materiais recicláceis, como o papel, o plástico, o metal e o vidro.
Mas e depois que eu separei tudinho? É só levar até o ponto mais próximo da sua casa onde existam aquelas latonas coloridas, ou para os Pontos de Entrega Voluntária (P.E.V.) espalhados pelas cidades brasileiras.
Fique de olho nas cores e nos símbolos de cada material:
AZUL-PAPEL
VERMELHO-PLASTICO
AMARELO-METAL
VERDE-VIDRO